Historial

 

Maia Clube dos Açores é uma Associação de carácter desportivo, cultural e recreativo, sendo a sua sede no Hospital da Maia, freguesia da Maia, concelho da Ribeira Grande.
 
 Foi fundando em 18 de Outubro de 1989, nesta freguesia, sendo a constituição da Associação aos 14 dias do mês de Abril de 1990, tendo sido fundadores os senhores: Afonso Carlos Moniz Arruda Quental, António Jerónimo da Costa Rodrigues e Carlos Francisco de Melo Toste.
 
Esta Associação foi criada com a finalidade de promover actividades desportivas, culturais e recreativas dos seus associados e da restante população.
 
Numa primeira fase o Clube participou com uma equipa de futebol sénior, para disputar o campeonato de São Miguel da 2ª Divisão, na época de 1990/91, organizado pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, da qual este Clube é Sócio, tendo obtido neste ano um quinto lugar.
 
O Clube participou com o escalão de sénior durante cinco anos, até à época de 1994/95.
 
A partir desta época, o Clube começou por implantar o desporto às camadas mais jovens, a fim de criar novos atletas com o gosto da prática desportiva, o que era uma lacuna na zona, onde o Clube está inserido.
 
Assim, na época de 1995/96, o Maia Clube dos Açores, participa nos campeonatos de São Miguel, realizados pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, com dois escalões de formação, nas categorias de Iniciados e Juniores, com um total de 40 jovens federados.
 
Com esta nova aposta no desporto, na época seguinte o Clube participa com três escalões de formação Iniciados, Juvenis e Juniores, com um total de 70 atletas.
 
Tal aposta tornou-se um êxito, quer pelo aumento do interesse de jovens a praticar o desporto, quer do ponto de vista desportivo, do qual o Clube foi disputar a final da Taça de São Miguel e conquistou a Super Taça João Maciel na categoria de Iniciados.
 
Na época de 1997/98, o Clube só participou com dois escalões de formação, sendo estes Iniciados e Juvenis, não incluindo nesta época a categoria de Juniores, pelo facto não haver um número suficiente de jovens com idades aptas a este escalão.
 
Nesta mesma época, o Clube foi disputar a Final do Campeonato de São Miguel, na categoria de Iniciados.
 
Na época seguinte, o Clube participa com os escalões de Iniciados e Juniores, nos Campeonatos de São Miguel, nas respectivas categorias, de realçar mais uma vez a disputa da Final do referido campeonato na categoria de Iniciados.
 
Nesta mesma época o Clube também participou nos Campeonatos de Futebol de Cinco, organizados pelo INATEL, com duas categorias, sendo estas masculino e feminino.
 
De realçar que a categoria de Futebol de Cinco Masculino foi campeã de São Miguel do Torneio de Abertura.
 
Na época de 1999/2000, o Maia Clube dos Açores, participa com os escalões de Iniciados, Juvenis e Juniores, nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, e com uma equipa de futebol de 5 masculino a disputar o campeonato organizado pelo INATEL.
 
Em Assembleia Geral, realizada no dia 21 de Janeiro do ano de 2000, os sócios do Maia Clube dos Açores, aprovaram por unanimidade, a proposta da Direcção para a alteração do símbolo do Clube.
 
 
Figura 6 – Novo Símbolo do   M. C. A
     
 Em Abril do ano de 2000, o Maia Clube dos Açores foi declarado como Instituição de Utilidade Pública.
 
No dia 29 de Abril do ano de 2000, esteve na Maia uma comitiva do Clube de Futebol “Os Belenenses”, a qual foi convidada pelo Maia Clube dos Açores, para um jantar de confraternização de adeptos e simpatizantes daquele Clube, a qual se fez representar pelo Vice-Presidente para as Relações Públicas, Dr. António Salema Garção e pela grande glória do futebol português Vicente Lucas da Fonseca, estiveram ainda presentes o Director Regional da Educação Física e Desporto, o Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, um representante do Presidente da Câmara  Municipal  da Ribeira Grande, uma representante  do  Presidente da Assembleia de Freguesia da Maia e o Presidente  da  Junta de Freguesia  da Maia.
 
Aos 18 dias do mês de Agosto do ano de 2000, o Maia Clube dos Açores, foi declarado Filial do Clube de Futebol “Os Belenenses”, sendo a filial nº 41.
 
Em Setembro de 2000, o Maia Clube  dos Açores, participou  no 1º Encontro de Filiais, Delegações e Casas  do Clube  de  Futebol  “Os Belenenses”, o qual se realizou em Lisboa.
 
Na época de 2000/2001, o Maia Clube dos Açores, participa com os escalões de Infantis, Iniciados e Juniores, nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, e com uma  equipa  de futebol de cinco masculino a disputar o campeonato organizado pelo INATEL.  Nesta mesma época o escalão Júnior obteve o seu melhor resultado desde que o Clube participa com o referido escalão, ficando em segundo lugar do Campeonato de São Miguel, na série  B.
 
Passados 6 anos sem ter equipa sénior, a Direcção do Maia Clube dos Açores, volta a apostar neste escalão para a época de 2001/02. Tal aposta resulta de um projecto iniciado na época de 1995/96, com a criação de escalões de formação, para que no futuro existissem atletas para formar uma equipa sénior.
 
Em Maio de 2001, o Campo de Jogos da Maia, sofre várias modificações, nomeadamente a construção de uma bancada na parte Sul do Campo de Jogos e também o levantamento dos novos postos para a electrificação do recinto desportivo, o que era uma grande lacuna para o desenvolvimento da prática desportiva exercida pelo Clube.
 
Na época de 2001/2002, o Maia Clube dos Açores, participa com os escalões de Iniciados, Juniores e Seniores, nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, e com uma  equipa  de futebol de cinco masculino a disputar o campeonato organizado pelo INATEL.  
 
Na época  de  2002/2003, o Maia Clube dos Açores, participa com os escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis e Seniores, nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Ponta Delgada
 
Na época  de  2003/2004, o Maia Clube dos Açores, participa com os escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Futsal, nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Ponta Delgada.
 
A equipa de Infantis do Maia Clube dos Açores, foi vencedor da Taça Pauleta, na época de 2003/2004.
 
Na época  de  2004/2005, o Maia Clube dos Açores, participa com os escalões de Infantis, Iniciados, Juniores, Seniores, nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Ponta Delgada.
 
A equipa Senior do Maia Clube dos Açores, foi vencedor da Taça Aniversario da AFPD, na época de 2004/2005.
 
Na época  de  2005/2006, o Maia Clube dos Açores, participa com os escalões de Escolas, Infantis, Juvenis e Seniores, nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Ponta Delgada e Iniciados em Futsal.
 
No dia 23 de Agosto de 2005, começam as obras no Campo de Jogos da Maia, para o arrelvamento sintético.
 
Na época  de  2006/2007, o Maia Clube dos Açores, participa com os escalões de Escolas, Infantis, Juvenis e Seniores, nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Ponta Delgada e Iniciados e Juniores em Futsal.
 
Na época  de  2007/2008, o Maia Clube dos Açores, participa com os escalões de Escolas, Infantis, Juniores e Seniores, nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Ponta Delgada e Iniciados e Juvenis em Futsal.
.

Visitantes

Hoje5
Ontem14
Semana34
Mes157
Total19740

Solar de Lalém

Siga-nos no Facebook

C. F. Belenenses

Desenvolvido por